Ondas eletromagnéticas

Os objetos e os ambientes que são vistos é luz refletida e não apenas pigmentos, materiais e formas. Entendemos que as diferentes fontes luminosas e suas características determinam o resultado do que é visível conforme a variação dos diferentes comprimentos de ondas.

Os estudos de Henrich Hertz, em 1888, confirmou a sugestão de James Clerk Maxwell, sobre a existência das ondas eletromagnéticas (isto inclui a luz). Hertz provou que o aspecto visível tinha comprimentos de ondas que variavam entre 400nm e 700nm e que esta era uma pequena parte de um espectro eletromagnético muito mais amplo.

Em 1670, Olous Roemer, assistente do astrônomo francês Jean Picard, definiu que a luz tem uma velocidade finita e mensurável, contrariando Galileu que afirmou que a velocidade da luz era infinita. Em 1926, Albert Michelson do Mount Wilson Observatory em Los Angeles, California, publicou o valor preciso de 300.000.000m/seg ou 3×108 m/seg.

Como se comportam as ondas eletromagnéticas ao encontrarem uma superfície

Na transmissão da luz, os materiais translúcidos e coloridos são utilizados como filtro. Já na absorção, a luz é parcialmente absorvida pelos materiais, transformando-se em energia térmica e acarretando no efeito de aquecimento. Por exemplo, as superfícies escuras absorvem muita luz e, consequentemente, mais energia radiante, provocando o aquecimento.

A grande maioria das superfícies reflete a luz de forma difusa. Quando a superfície é muito polida a luz é refletida de forma especular, isto é, o ângulo da incidência da luz é igual ao de reflexão.

Reflexão : mudança da direção de propagação de uma energia seja ela na forma de ondas ou de partículas, por isso a reflexão pode acontecer tanto em caráter eletromagnético, quanto mecânico.
Refração : se dá quando a luz muda de direção e de velocidade ao penetrar uma superfície. Por causa disso, as imagens dos objetos mergulhados em um líquido sofrem distorções visuais.
Difração : difração é o desvio sofrido pela luz ao passar por um obstáculo ou orifício, contornando-o.
© 2014 A cor simplificada - Todos os direitos reservados.