Moda

Este é o monitoramento das cores do verão 2016 na SPFW.  A predominância das tonalidades quentes alaranjadas faz ma oposição com o frio dos azuis.

Monitoramento: Marcella Reis Vieira – aluna do Instituto de Artes e Design da UFJF

 

Estação cheia!

Foram 310 cores vistas nesta temporada do SPFW em 32 desfiles.
No inverno 2015 percebemos o domínio das cores quentes.

O vermelho está alaranjado e notamos a presença forte dos metálicos.

As cores são bem saturadas, proporcionando maior calor à estação.

Nos tons frios, os verdes se misturam aos azuis, sobrepondo-se aos roxos.

Nos neutros, o preto aparece como pano de fundo para as cores saturadas, destacando-as.

Monitoramento | Thayane Pilar
aluna do Instituto de Artes e Design da Universidade federal de Juiz de Fora

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Larissa Sampaio Simão, aluna do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora, MG, conseguiu o primeiro lugar na 5a edição do Prêmio Bornancini de design.Ela faz parte do meu grupo de pesquisa “Cor e Forma” e seu trabalho foi por mim orientado na linha do slow fashion.

 

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Fashion Rio Verão 2015

 

Com 17 desfiles monitorados, a edição para o Verão 2015 do Fashion Rio, teve 162 cores monitoradas.

As tonalidades frias foram as predominantes, seguidas de pertos das quentes.

Os verdes tiveram uma presença maior do que no verão passado, indo até os tons azulados, conferindo um frescor à estação.

Quantos às tonalidades quentes, a cor laranja dominou e conferiu calor e alegria às propostas apresentadas nas cartelas de cores.

Quanto aos neutros, quase todos os desfiles apresentaram o preto. É uma cor que tem como maior virtude, disfarçar algumas formas indesejáveis, brincando com a nossa percepção. Vejam a explicação para isso aqui nesta mesma área do site quando falo sobre arquitetura e moda.

Monitoramento de cor feito por Larissa Simao,
aluna do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora

 


 

Estação cheia!

Foram 310 cores vistas nesta temporada do SPFW em 32 desfiles.No verão 2015 percebemos o domínio das cores quentes.O vermelho está alaranjado e notamos a presença forte dos metálicos.As cores são bem saturadas, proporcionando maior calor à estação.Nos tons frios, os verdes se misturam aos azuis, sobrepondo-se aos roxos.Nos neutros, o preto aparece como pano de fundo para as cores saturadas, destacando-as.

Monitoramento: Thayane Pilar,
aluna do Instituto de Artes e Design da Universidade federal de Juiz de Fora

 


 

Fashion Rio | Inverno 2014

Nesta estação, o Rio foi menos colorido e apostou nos neutro: preto, cinza e branco.

As cores frias e quentes estavam bem equilibradas em número, isto é, sem predominância de uma ou de outra.

Destaque para os amarelos.

 

 


 

SPFW | Inverno 2014

Para o próximo inverno o vermelho será o «novo preto». Quase todos os desfiles apresentaram esta cor em versão carmim!

É claro que o preto e diferentes cinzas estão presentes, mas em número menor do que no inverno anterior.

Percebi que tom nude um pouco rosado, também foi destaque.

Texturas se alternam com brilhos dando destaque para as modelagens mais complexas.

 

 


 

Amarelo
Os tons de vegetais e cera do inverno 2012 dão lugar aos tons luminescentes no verão de 2013, gerando uma rica paleta de girassol, amarelo ouro e amarelo metálico.
Rosa
Para o verão 2013 os rosas do inverno ganham uma energia açucarada com o pink, framboesa e pétala.
Vermelho
No inverno 2012 os vermelhos foram intensos. No verão 2013 ficam terrosos e carmim.
Púrpura
A cartela do claro ao escuro continua para o verão 2013 com tons de lavanda e lilás em contraponto ao ameixa escuro.
Azul
Os contrastes do inverno 2012 evoluem para uma gama mais forte e urbano de azul persa e denim no inverno 2013.
Verde
Os verdes luxuriantes e musgo do inverno 2012, transformam-se no verão 2013, em uma gama artificial e aquática.
Pastel
Os tons verdes suaves do inverno 2012, escurecem para o verão 2013, com tons de conchas, cinza, lavanda, rosa pó, creme e chá verde.
Cinza
No inverno 2013 os cinzas vêm em tons escuros de asfalto, com uma sombra de concreto e ardósia escura.
Laranja
As tonalidades outonais do inverno 2012, tornam-se macias como as tonalidades de cosméticos naturais, corais e cobre.
Marrom
O aspecto natural do verão 2012, ganham sofisticação no inverno 2013 com tons chocolate e caramelo.

Nesta edição, o Fashion Rio mostrou a força do P&B.

As cores quentes estão em alta, com ênfase para o laranja.

O azul se destaca, principalmente no jeans, que contrapõe o claro nas lavagens fortes, até o mais escuro.

Também vemos o turquesa e o ciano.

O verde não foi tão forte, mas apareceu em algumas coleções.

Confiram no http://ffw.com.br e comparem com o SPFW.

A arquitetura se aproxima da moda

A arquiteta Zaha Hadid utiliza um truque, que na moda é bem conhecido. Ela conseguiu alargar os andares superiores do edifício em Marselha ao utilizar o vidro fumê em contraste com o transparente. Podemos tirar partido dos efeitos provocados pela nossa percepção e conseguir alongar uma figura, ao mesmo tempo em que é afinada, tem a cintura marcada, os quadris escondidos e ombros realçados. Isto acontece porque a área de cor escura absorve a luz em contraste com a mais clara que reflete, ganhando mais peso visual e atraindo o olhar para ela.

Zaha Hadid
Zaha Hadid
o centro escuro tem peso visual e chama mais a atenção, por isso, quando alarga na parte superior, parece que o topo do edifício é maior que o seu centro.
Jean-Charles de Castelbajac Marselha, França

http://www.arcoweb.com.br

Jean-Charles Castelbajac
o preto, por ter baixa reflexão de luz, dificulta a percepção do volume. Isto provoca a ilusão de pouco volume ou área. Por isso que a cintura parece mais fina.
Primavera 2013

http://www.style.com

Stella MacCartney
Stella MacCartney
no vestido do outono 2012, vemos o mesmo princípio do projeto de Zaha Hadid, a marcação da cintura por uma cor mais escura, determina o falso volume.
Outono 2012 – Outono 2011

http://www.style.com

Lançamentos na moda – Verão 2014
Vejam o resumo das cores apresentadas pelos criadores em São Paulo, para o verão 2014. É bom para comparar com o o Inverno 2013 postado aqui.Vamos seguir as cores!

SPFW

O branco aparece forte, assim como cremes e amarelos claros.

O preto não domina  a cena como no inverno, mas garante a sua presença.

Como força da estação percebemos que as tonalidades quentes dominarão o verão, imperando o coral e laranja, que continuam do inverno.

Violetas e rosas entram em cena, mais frios, aproximando-se dos azuis.

O brilho na matéria prima faz a cor ficar mais forte enquanto que os tecidos opacos garantem a luminosidade das tonalidades clara e do branco.

As estampas continuam em alta.

Vejam mais informações no site http://ffw.com.br/

Tendência de cor

O Color Marketing Group, definiu o azul como a cor que dominará o cenário da decoração nos próximos anos.  Como referência, eles citaram o Pantone 16-4127 TPX .  Eles alegam que azul é uma relaxante e calmante, sempre presente em cartelas de cores em todo o mundo.  É associado às políticas ambientais ligadas às águas e ao ar.

Esta é uma associação de profissionais de design de cores com sede nos EUA – http://www.colormarketing.org,  fundada em 1962.

Vejam na seção prjetos de alunos.  Lá vocês poderão conferir um projeto de uma aluna minha de inicição científica que explora as cores da naturaza para um estudo de fachadas.  Parabéns Beatris!  Estamos em sintonia com o resto do mundo!

A temporada de lançamentos está aberta!
Resolvi fazer um estudo comparativo sobre o uso cores nas coleções desfiladas no SPFW e Fashio Rio para o outono / inverno 2013.Resumi nas cores que mais apareceram.  Seguem alguns pontos importantes:

SPFW

O preto aparece em quase todas as coleções.

O cinza marca presença indo do grafite até o mais claro, finalizando com branco. Estas cores aparecem em tecidos opacos e, também brilhosos.

O bege tende para o amarelo que surge mais claro. O laranja junto com o vermelho são as tonalidades que esquentam a estação e podem ser consideradas importantes nas coleções. Elas tingem couros, tecidos com muita textura e também marcam presença com brilhos extravagantes e cetins.

Os azuis aparecem em menor quantidade e com um toque de roxo.

Podemos perceber uma discreta presença de verdes. Será um presságio para o próximo verão?

Fashion Rio

Percebemos o preto, mas não com o mesmo peso de São Paulo.  No Rio, o colorido estava mais presente com forte influência do amarelo.

O vermelho foi também utilizado, marcando presença como em São Paulo, só que na metrópole praiana ele estava mais para o coral.

O verde não apareceu tanto. Predominaram os azuis nos tons frios presente no jeans como força para a estação.

Vamos conferir depois nas ruas!

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