Efeitos no corpo

O cérebro é um eficiente processador dos estímulos que recebemos. Como a cor é o estímulo mais forte que recebemos do meio, é importante entender a estrutura do cérebro que recebe, interpreta, lida e regula o corpo em função dos estímulos.

 

 

Córtex cerebral: é a massa cinzenta que cobre o cérebro; contém 90% das células nervosas. Recebe e interpreta os impulsos sensoriais, por isso tem um importante papel na percepção, memória, habilidade mental e inteligência.

Cérebro: é a maior e mais desenvolvida parte do cérebro. É o lugar da razão, imaginação e criatividade. Acredita-se que o cérebro controla o processo voluntário e consciente. É onde pensamos, ele é dividido em dois hemisférios: o direito que controla a imaginação, insights, arte, formas tridimensionais e o conhecimento musical; o esquerdo é responsável pela lógica e os aspectos científicos do pensamento.

Tálamo: Quatro de nossos impulsos sensoriais (visão, audição, paladar e tato) convergem para o támalo. Estas mensagens são enviadas para as regiões apropriadas do córtex cerebral.

O efeito das cores sobre os seres humanos
Luz vermelha: a pressão sanguínea fica inconstante, aumenta a pulsação e aumenta a sensação de aperto na garganta.
Luz amarela: forte e ensolarada, ela não desperta componentes de calma e prazer.
Luz violeta: com efeitos calmantes e relaxantes, esta luz é considerada boa para a concentração.
Luz verde: agradável e calmante.

© 2014 A cor simplificada - Todos os direitos reservados.